18 3643 0446

A Odontolive realizou no período de 2022 com o auxílio do IBRC – Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, uma pesquisa de satisfação com seus beneficiários referente ao ano de 2021, conforme o Programa de Qualificação de Operadoras de acordo com as Normativas DIDES.

 

O que significa?



Trata-se de uma pesquisa totalmente voluntária e tem como objetivo fomentar a participação dos beneficiários e entender a qualidade dos serviços oferecidos pela Odontolive.

Confira abaixo os documentos relacionados ao assunto:

Odontolive – Pesquisa IDSS 2022 (Base 2021) – Relatório

ODONTOLIVE – Parecer de Auditoria

Nos dias atuais, a telemedicina vem se tornando cada vez mais popular, principalmente devido aos riscos de contaminação oferecidos pelo ambiente hospitalar, o que tem motivado pacientes a buscarem formas mais seguras de manter a saúde em dia. Além disso, com a recente autorização para essa prática, o número de médicos passando a adotar o atendimento a partir da telemedicina também tem aumentado.

No entanto, antes de buscar pelo cuidado médico a partir dessa modalidade, é importante estar ciente de que um trabalho de telemedicina responsável apresenta algumas características de segurança que o paciente deve verificar antes da contratação. Essas medidas são importantes para garantir a saúde e a privacidade, tanto do paciente quanto do profissional de saúde.

Uma dessas características pode ser verificada a partir dos procedimentos oferecidos, afinal o profissional da telemedicina precisa estar apto a conferir exames, mas não pode se colocar a serviço para realizar uma cirurgia à distância, por exemplo. Ou seja, antes da contratação, é preciso atenção aos benefícios oferecidos pelos planos de telemedicina, sendo recomendável verificar se eles são realmente permitidos por lei ao serem aplicados nessa modalidade. Caso as necessidades do paciente não possam ser atendidas pela telemedicina, é preciso que o profissional do serviço indique o atendimento presencial.

Outro ponto relevante que deve ser oferecido pelos serviços de telemedicina é uma plataforma de confiança, que seja capaz de garantir tanto a segurança do paciente quanto a do profissional de saúde ao compartilhar seus dados ao vivo. Na Odontolive, o atendimento é oferecido de acordo com todos os critérios de segurança recomendados para essa categoria de serviço, o que garante um trabalho de qualidade e a satisfação total dos clientes.

 

A telemedicina é a solução para os problemas que muitas pessoas enfrentam ao precisarem de atendimento médico e, muitas vezes, não terem acesso aos devidos cuidados por fatores como a falta de tempo ou a distância entre o lugar onde moram e os hospitais. A partir dela, um paciente pode ter uma consulta médica a qualquer hora ou lugar. Quer saber como?

É muito simples! A partir de uma plataforma digital, o paciente entra em contato com um médico qualificado e recebe todas as informações necessárias para resolver o seu problema. São consultas realizadas por videoconferências, que garantem a mesma precisão de uma consulta presencial, incluindo até mesmo análise de exames, receitas médicas válidas em todo o país e atestados certificados.

As vantagens da telemedicina não param por aí. Esse é um serviço com profissionais médicos à disposição dos pacientes 24 horas por dia e 7 dias por semana. É isso mesmo, você não precisa esperar dias até conseguir o agendamento da sua consulta. Isso sem falar na economia de tempo que uma consulta on-line gera ao paciente, que não precisa mais se deslocar até o consultório.

O serviço da telemedicina pode atender a diversas áreas, mas é especialmente útil em ajudar pacientes com gripe, resfriado, dor de garganta, dor de cabeça, dor de estômago, dor de ouvido, dor lombar, dor nos olhos, dor urinária, vômito, náuseas, picadas de insetos, falta de ar, queimaduras e alergias. Além disso, os médicos do sistema estão capacitados a encaminhar os pacientes ao local de atendimento adequado para problemas que exijam procedimentos mais específicos.

De forma geral, a telemedicina é mais do que uma medida emergencial para evitar as aglomerações em hospitais. É uma modernização no sistema de atendimento médico, capaz de garantir a mesma a eficiência que o paciente encontraria em uma consulta presencial, porém com muito mais segurança e comodidade. E, se estamos falando de tecnologia ao falarmos de telemedicina, também estamos falando da Odontolive.

Com a telemedicina, a Odontolive está em movimento. A sua saúde também.

Os exames de raio-X, também chamados de radiografias, são utilizados há muito tempo devido a sua precisão em diversas áreas da saúde. Sendo assim, na odontologia não seria diferente. A radiografia é uma ferramenta fundamental para a descoberta de problemas que muitas vezes não podem ser visualizados na área superficial dos dentes.
_
Em alguns casos, os relatos do paciente e a avaliação clínica não são suficientes para identificar qual tipo de enfermidade pode estar ocorrendo nos dentes, por isso a radiografia se torna útil para o diagnóstico de situações como as cáries e as lesões ósseas. Sendo assim, esse tipo de exame é muito solicitado como forma de conhecer a localização exata do problema e gerar maior confiança ao paciente.
_
Nem todos os planos de saúde oferecem o serviço de radiografia, por acreditarem que não é um procedimento essencial. Os planos da Odontolive, por sua vez, oferecem radiografias panorâmicas e periapicais com rapidez e segurança. A exposição à radiação durante o exame é mínima e o paciente pode obter rápida solução para o problema.

As visitas ao dentista são fundamentais para o bem da saúde bucal e devem ser realizadas com frequência. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual seria o melhor intervalo de tempo entre uma consulta e outra. O fato, entretanto, é que cada procedimento exige o seu próprio período de tempo, então seria impossível determinar um espaço exato.
_
Para consultas de rotina, o ideal é que o paciente vá ao dentista pelo menos uma vez por ano. Já para outros tratamentos, entretanto, esse período pode ser mais curto. Esse é o caso de pacientes que realizam tratamentos para cárie ou utilizam aparelho ortodôntico. Para esse tipo de procedimento, as visitas ao dentista se tornam ainda mais importantes, pois contribuem para uma limpeza mais intensa na arcada dentária.
_
Ao iniciar um tratamento dentário, o dentista irá informá-lo sobre a melhor frequência para consultas de acordo com o seu caso. É importante que essa periodicidade seja cumprida para que não haja prejuízo no tratamento iniciado. Por esse motivo, a contratação de um plano odontológico pode ser a solução mais vantajosa para o cuidado da sua saúde bucal.

Muitas pessoas passam pela situação de observarem sangramentos na gengiva durante uma escovação. Apesar desse problema ser constantemente subestimado, é necessário atenção para os sinais demonstrados pelo corpo. Em alguns casos, o sangramento ocorre apenas em decorrência de um ferimento provocado na gengiva durante a escovação, mas outros podem representar problemas mais graves.
_
Um desses problemas é a periodontite, doença causada pelo acúmulo de placa bacteriana na gengiva. Quando acumulada, a placa que deveria ser removida diariamente pela escovação endurece, transformando-se em tártaro, que gera dificuldade e sangramentos durante a escovação. Esse tipo de incômodo, entretanto, não deve ser um obstáculo para o uso do fio dental.
_
Além da periodontite, o sangramento pode representar um sintoma de problemas ainda mais sérios, tais como leucemia, diabetes ou desordem hemorrágica. Por esse motivo, quando há recorrência nos sangramentos, uma visita ao dentista se torna fundamental, pois o profissional da odontologia é o único capaz de atribuir um diagnóstico preciso.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a cárie é um problema enfrentado apenas na infância, o fato é que esse incômodo pode estar presente em qualquer fase da vida. Por esse motivo, é essencial a conscientização de que as visitas ao dentista devem ser periódicas e, para isso, contratar um plano de saúde pode ser uma grande vantagem.
_
Ao contrário do que muitos pensam, a cárie não é um problema simples que pode ser ignorado. Caso não seja realizado um tratamento eficaz, esse pequeno aborrecimento pode evoluir, causando manchas e até mesmo a perda do dente. Além dos fatores físicos, a cárie também pode representar um incômodo estético que se reflete na baixa autoestima.
_
Para evitar esse transtorno, o mais indicado é evitar doces em excesso e sempre realizar a escovação após cada refeição. O surgimento da cárie ocorre a partir da fermentação do açúcar dos alimentos ingeridos, portanto fazer uso de fio dental e enxaguante bucal pode ajudar na limpeza dos dentes, mas não substituem a visita ao dentista.

Newsletter
Receba nossas novidades por e-mail!


    CD/RT - Nº 96776 - A. A. P. RANIERI / CRO - Nº 9573
    ODONTOLIVE 2020 • Todos os diretos reservados