O medo de ir ao dentista é mais comum do que você imagina, já que para muitas pessoas a simples ideia de uma consulta pode gerar angústia e ansiedade.
Existem maneiras de lidar com isso e tornar a experiência mais tranquila, e é pensando nisso que hoje iremos explicar mais sobre a Odontofobia e daremos 4 dicas para acabar com o medo de ir ao dentista de vez!
Ter um dentista em quem você confie faz toda a diferença. Procure por profissionais bem recomendados e que tenham uma abordagem acolhedora. Um dentista paciente, que explique cada passo e respeite seu tempo;
Grande parte do medo vem do desconhecimento. Pergunte sobre o procedimento que será realizado e tire todas as dúvidas. Entender o que está acontecendo pode reduzir a ansiedade e te preparar para a consulta;
Exercícios de respiração e relaxamento são excelentes. Respire profundamente antes da consulta e, se se sentir nervoso durante o atendimento, mantenha o foco na respiração. Isso ajuda a reduzir a tensão e manter a calma;
Se for permitido, leve um acompanhante de confiança. Ter alguém ao seu lado para dar apoio emocional pode tornar a consulta menos estressante, principalmente se essa pessoa entender seus medos e puder te acalmar.
É normal sentir alguma ansiedade antes de ir ao dentista, mas quando o medo se torna extremo, pode ser um sinal de Odontofobia.
Segundo a Colgate, alguns sinais comuns incluem:
Se você se identifica com algum desses sintomas, é fundamental compartilhar seus receios com o dentista. Apenas ele poderá ajustar o atendimento, tornando-o mais confortável para você, e, se necessário, encaminhar para profissionais que possam ajudar a superar o medo.
Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.