A verdade mesmo é que gengiva saudável não sangra, e se você se deparou com sangue na sua escova ou fio dental, é sinal de que ela precisa da sua atenção! Pode até parecer algo simples e que “logo passa”… Mas será que é normal? O que causa o sangramento na gengiva? É justamente por essas, e outras dúvidas, que vamos esclarecer de uma vez por todas os 4 motivos para sua gengiva estar sangrando:
.
A principal causa é o acúmulo de sujeira mesmo! Escovar os dentes de qualquer jeito, esquecer o fio dental ou usar escovas com cerdas muito duras são atitudes que irritam a gengiva e fazem com que ela sangre. Pequenos excessos no dia a dia acabam virando inflamações — e aí o sangramento aparece como um aviso.
.
.
.
.
Alguns cuidados simples já fazem muita diferença:
Escove os dentes com calma: use uma escova de cerdas macias para escovar os dentes três vezes ao dia;
Use o fio dental todos os dias, com cuidado;
Faça bochechos com água morna e sal: ajuda a acalmar a gengiva e contribui para a cicatrização;
Marque uma consulta com seu dentista favorito: só ele vai conseguir identificar a causa do problema e indicar o melhor caminho para tratar.
Importante: embora soluções caseiras possam proporcionar alívio temporário, é importante entender que elas não substituem a orientação de um profissional de Saúde Bucal.
.
.
.
Sangramento na gengiva não é normal, e é por isso que quanto antes você cuidar, melhor será a curto e longo prazo. O básico bem feito ainda é o que mais funciona: escovar bem, usar fio dental todos os dias e não deixar de visitar o dentista.
Pode até parecer simples, mas com esses cuidados, dá sim para manter sua boca saudável e seu sorriso em dia por muito mais tempo!
.
Saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.