Quem já sentiu aquela dorzinha insistente nos dentes sabe como ela pode atrapalhar o seu dia todo. Comer, falar e até dormir fica difícil… Mas será que a dor de dente pode passar sozinha? Vamos explicar.
.
.
Quando a dor de dente surge, é um sinal de que algo não está certo na boca. É como se o seu dente desse um aviso de que precisa de um pouco mais de atenção! Quando a dor aparenta ir embora, isso não significa que o problema foi resolvido. Pequenas trincas no dente ou cáries iniciais podem causar desconforto que vai e vem, já que a polpa dentária reage a estímulos esporádicos. Prestar atenção nesses sinais é importante para evitar complicações mais para frente.
.
.
Se a dor retorna da mesma forma que havia passado, isso é mais um alerta de que algo precisa ser investigado. Pode ser, por exemplo, uma cárie em estágio inicial, uma inflamação na gengiva ou até um problema na raiz do dente. É importante observar os sinais que o dente dá, já que o ciclo de dor pode indicar que a condição está evoluindo e precisa de cuidado profissional.
.
Como reforça a Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez “Então, procure seguir a recomendação do profissional para passar por essas consultas. Assim você vai prevenir os problemas dentários de uma forma mais eficiente, além de identificar os primeiros sinais quando eles surgirem para já realizar intervenções e evitar quadros graves e tratamentos complexos.”
.
.
No fim das contas, a dor de dente dificilmente desaparece sozinha de forma definitiva. Ela pode dar uma pausa, mas o problema permanece latente e pode se agravar com o tempo. Consultar um dentista é a forma mais segura de identificar a causa, tratar corretamente e evitar complicações. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar, e tratar problemas iniciais antes que se tornem graves é a melhor solução para evitar tratamentos dolorosos lá na frente!
.
Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.