Você já parou para pensar onde costuma guardar sua escova de dente? Sabemos que para muita gente, ela fica ali mesmo, ao lado da pia ou dentro do banheiro. Mas será que esse é o lugar mais seguro? Será que Tem problema deixar a escova de dente no banheiro? A resposta é: depende de como e onde essa escova está guardada.
Entender isso é importante porque a forma como você armazena sua escova influencia diretamente na sua saúde bucal. Vamos explicar!
.
.
O banheiro é um ambiente naturalmente úmido e com grande circulação de microrganismos. Ao dar descarga, pequenas gotículas invisíveis podem se espalhar pelo ar e se depositar em superfícies próximas — inclusive na escova de dentes. Inclusive, especialistas alertam que não importa o quão limpo o banheiro pareça: o simples fato de existir um vaso sanitário no ambiente já representa um risco para a escova quando ela fica exposta.
.
.
Ou seja: um hábito aparentemente inofensivo pode acabar levando bactérias diretamente para a sua boca durante a escovação.
.
.
Além do local onde a escova fica guardada, a forma como ela é limpa após o uso também faz diferença.
.
.
Este processo pode ajudar a evitar o acúmulo de resíduos, reduzindo a umidade e dificultando a proliferação de bactérias!
.
.
Você não precisa, necessariamente, tirar a escova do banheiro… Porém, alguns cuidados são importantes:
2. Mantenha a escova na posição vertical (em pé), permitindo que ela seque naturalmente;
3. Evite capas totalmente fechadas por longos períodos, pois elas mantêm a umidade;
4. Não deixe escovas encostando umas nas outras;
5. Troque a escova a cada 3 meses, ou antes, se estiver desgastada ou após gripes e infecções.
.
.
Muita gente se preocupa com a técnica de escovação, com o creme dental ideal e com o uso do fio dental — e sim, isso tudo é extremamente importante. Mas cuidar da sua escova de dentes também faz parte da sua higiene bucal.
.
Uma escova mal armazenada pode comprometer todo o cuidado que você tem com os dentes e as gengivas, aumentando o risco de inflamações, infecções e até halitose.
.
.
Não importa o quão limpo o banheiro pareça: o simples fato de existir um vaso sanitário no ambiente já representa um risco para a escova quando ela fica exposta. Por isso, mantenha sua escova longe do vaso, feche a tampa para dar descarga e deixe com que as cerdas sequem por completo, mantendo-as na vertical e sem as tampar.
.
Isso tudo porque cuidar da saúde bucal vai além da escovação. Pequenos hábitos da sua rotina, como onde e como você guarda sua escova de dentes, fazem diferença na prevenção de problemas e ajudam a manter a boca realmente saudável.
.
Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram ou @odontolive no Youtube.
.
Lembre-se: este artigo tem como objetivo informar e espalhar conhecimento sobre saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Por isso, sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.