Adultos podem ter dentes de leite?

Sim, é verdade! Embora os dentes de leite sejam mais comuns na infância, algumas pessoas podem mantê-los até a vida adulta. Mas o que é dente de leite? Adultos podem ter dentes de leite? Quais são as consequências? Vamos explicar!

 

O que são dentes de leite?

 

Os dentes de leite, também conhecidos como dentes decíduos ou temporários, são os primeiros a aparecer na nossa boca quando somos crianças. Eles têm uma missão importante: ajudar a preparar o espaço para os dentes permanentes, que normalmente começam a aparecer por volta dos 6 anos, empurrando os dentes de leite para fora.

 

Adultos podem ter dentes de leite?

 

Embora não seja muito comum, sim, algumas pessoas adultas podem ter dentes de leite. Isso pode acontecer por algumas razões, como:

1. Agenesia dentária: quando falta um dente permanente que deveria substituir o dente de leite;

2. Falha na erupção: às vezes, o dente permanente não consegue romper a gengiva e fica escondido, deixando o dente de leite no lugar;

3. Fusão ou anquilose: em casos raros, o dente de leite pode estar grudado no osso da mandíbula, dificultando sua substituição;

 

Consequências de ter dentes de leite na vida adulta:

 

Ter dentes de leite na idade adulta pode trazer alguns problemas para a saúde bucal, como:

– Desalinhamento: os dentes podem ficar tortos, o que pode afetar a mordida;

– Fraqueza e desgaste: os dentes de leite não são feitos para durar a vida inteira, então eles podem ser mais frágeis e acabar quebrando ou desgastando mais facilmente;

– Questões estéticas: embora não seja um grande problema, isso pode causar desconforto em algumas situações;

 

O que fazer se tiver dentes de leite na vida adulta?

 

Se você é adulto e percebe que ainda tem dentes de leite, é importante conversar com um dentista. O tratamento vai depender da causa e do estado do dente, mas algumas soluções podem ser:

– Extração do dente de leite: se for possível, pode-se colocar um dente permanente ou uma prótese no lugar;

– Tratamentos ortodônticos: para alinhar os dentes e corrigir qualquer problema na mordida;

– Implante dentário ou prótese: se o dente permanente não estiver presente;

 

Consulte seu dentista!

 

Se você percebeu que ainda tem dentes de leite, não hesite em procurar um dentista. Ele é a pessoa certa para avaliar sua situação e indicar o melhor tratamento para manter sua saúde bucal em dia.

E se você é cliente da Odontolive, acesse agora o nosso App e encontre o dentista mais próximo de você! Nossa rede de profissionais está pronta para cuidar do seu sorriso em todas as fases da vida.

 


 

Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube!

plugins premium WordPress
Fale com nossos especialistas