Vamos direto ao ponto: será que o café escurece os dentes? Até porque, se tem uma coisa que a gente entende é o amor por um bom café.
Será mesmo que ele é o responsável por deixar os dentes escuros ou até mesmo manchados? Será que ele é o único culpado? Temos que parar de tomar café? Vamos explicar!
.
.
A resposta é sim. O café pode, sim, escurecer os dentes ao longo do tempo. Isso acontece por conta dos pigmentos escuros presentes na bebida, como o tanino, que se acumulam no esmalte dos dentes e acabam favorecendo o aparecimento de manchas (especialmente se a escovação não for feita de forma adequada e frequente).
Segundo dentistas, o “tanino” é o maior vilão nesse caso. Ele se liga à placa bacteriana e facilita a aderência de manchas nos dentes. Logo, quanto maior for o consumo diário e menor o cuidado com a frequência, maior a chance do sorriso ganhar aquele tom mais amarelado ou acinzentado.
.
.
Mas calma: isso não significa que você precisa abandonar o seu cafézinho. O segredo mesmo está no equilíbrio e na prevenção, o que inclui manter a rotina de escovação (inclusive, se possível, escovar os dentes logo após o consumo da bebida), usar fio dental todos os dias e visitar o dentista com frequência.
.
Uma boa estratégia, também, que vai além do café é usar canudo em bebidas pigmentadas para evitar o contato direto com os dentes, já que bebidas com corantes naturais (como café e vinho tinto) são responsáveis pela maioria das manchas extrínsecas (externas) nos dentes.
.
.
.
No fim das contas, não é o café que precisa sair da rotina, são os exageros e a falta de cuidado que precisam de atenção!
Tomar café faz parte do dia a dia de muita gente e isso não precisa mudar. O que faz a diferença mesmo é ter um cuidado a mais na frequência e manter bons hábitos, isso inclui escovar os dentes todos os dias, passar o fio dental e visitar o dentista regularmente.
.
Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.