Você sabia que bebês e crianças podem ter cárie? Exatamente, e isso acontece porque a cárie dentária não é algo exclusivo de adultos e dentes permanentes. Mas será que é normal criança ter cárie? Não tem como evitar e todos têm que passar por isso?
A verdade é que, apesar de ser comum, cárie em criança não deve ser considerada normal. E o mais importante: ela pode (e deve) ser evitada. Mas calma, nós vamos te explicar.
.
.
A cárie é o resultado de um acúmulo de bactérias na boca, e isso pode acontecer desde muito cedo – inclusive nos bebês. Quando a escovação não é feita da forma correta ou os cuidados com a higiene bucal são deixados de lado, as chances da criança desenvolver cáries aumentam. O problema é que, muitas vezes, os sinais só aparecem quando a situação já está bem avançada.
.
.
Um exemplo comum é a chamada Cárie de Mamadeira (também conhecida como cárie da primeira infância), que costuma surgir durante a fase do aleitamento. E você já deve imaginar a causa desse problema, não é? Essa cárie em bebê acontece quando a limpeza dos dentes não está sendo feita da forma certa, principalmente após mamadas noturnas ou uso frequente de mamadeiras com líquidos adocicados, como leite com açúcar, sucos ou achocolatado.
.
Mais que tratamentos para curar a cárie, é importante fazer esforços para prevenir. A boa notícia? A prevenção conta com hábitos simples e eficazes, como:
.
Inclusive, segundo a Associação Brasileira de Odontologia “as crianças que vão ao dentista pelo menos 4 vezes ao ano veem as chances de ter cáries diminuídas em 70%.” Ou seja, o acompanhamento profissional ainda é a forma mais eficaz de evitar problemas maiores no futuro.
.
.
Cárie em criança é algo comum, mas não precisa ser tratado como normal e inevitável. A gente sempre reforça por aqui e continuaremos reforçando: o simples funciona! Com bons hábitos e atenção no dia a dia, dá para manter a saúde bucal desde cedo – incluindo a dos pequenos.
Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.