Quando você escovou os dentes hoje, você lembrou de escovar a língua também? Se a resposta for não, esse post vai ser útil para você! Será que é verdade que precisa limpar a língua?
Muita gente acha que “só” os dentes precisam de atenção na hora da escovação… Mas esse é um erro (comum, inclusive), que muita gente faz e nem imagina que está deixando de cuidar de uma parte essencial da boca. A língua também precisa ser limpa todos os dias, e hoje você vai entender de uma vez por todas o porquê!
.
.
A superfície da língua é cheia de ranhuras e poros que funcionam como “esconderijo” para restos de alimentos, células mortas e bactérias. Esses resíduos se acumulam e formam aquela camada esbranquiçada que, além de causar halitose, pode ser um risco para a saúde da sua boca.
“Só” escovar os dentes não é suficiente para manter a higiene bucal completa. Quando você esquece da língua, está deixando uma parte importante da boca vulnerável a infecções, halitose e até doenças periodontais.
.
.
Nós podemos entender a língua como um “termômetro” da sua saúde. Mudanças na coloração, textura ou presença de feridas podem indicar problemas que vão muito além da boca:
.
Ou seja, observar e cuidar da sua língua significa cuidar do seu corpo como um todo
.
.
A limpeza da língua, raspando ou escovando, é uma prática que precisa ser incluída na sua rotina de saúde bucal, independente do método escolhido para utilização. Mas qual é a melhor forma de manter a limpeza em dia? Usando a escova de dentes ou um raspador de língua?
.
Segundo a matéria no O Globo:
“A língua possui papilas gustativas, pequenas protuberâncias que ajudam a agarrar os alimentos enquanto há a mastigação. Raspadores de língua são projetados para raspar aquele revestimento descolorido e frequentemente malcheiroso.Normalmente feitos de aço inoxidável, silicone ou plástico, eles vêm em alguns estilos. Mas eles são realmente importantes para manter uma boa higienização bucal? Segundo especialistas, sim.”
.
Ou seja, se você busca uma limpeza mais profunda, tem halitose ou até mesmo se o dentista recomendou uma atenção extra, o limpador de língua pode ser uma excelente opção, considerando que ele remove melhor a saburra lingual – camada esbranquiçada que costuma aparecer na superfície da língua – e, de quebra, evita aquele enjoo que algumas pessoas sentem ao escovar a língua com a escova de dente.
.
O importante mesmo é não esquecer da língua na sua rotina de higiene bucal.
.
.
.
.
Limpar a língua é um cuidado simples que muita gente acaba ignorando. A língua acumula bactérias que causam halitose e podem contribuir até para problemas mais sérios, como cáries e inflamações gengivais, e é justamente por isso que incluir a limpeza da língua na rotina diária ajuda em todos os sentidos: desde manter o hálito fresco, reduzir a quantidade de bactérias e prevenir complicações, até por se tratar de um hábito barato, prático e fácil de fazer – seja com a escova de dentes ou com o raspador, conforme sua preferência e indicação do dentista.
.
E aí, você a sua escovou a língua hoje?
.
Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.