O que a ansiedade causa nos dentes?

Você já parou para pensar que sua saúde mental pode estar relacionada à saúde dos seus dentes? É interessante como essas duas áreas podem influenciar uma à outra. A seguir, separamos alguns pontos de atenção para entendermos melhor essa relação:

Saúde Bucal + Saúde Mental:
Corpo e mente estão ligados, e nossa saúde bucal não é uma exceção. Comportamentos, emoções e até mesmo medicamentos podem desempenhar um papel importante na saúde dos nossos dentes e gengivas.

Comportamentos Influenciados por Transtornos Mentais:
Transtornos como depressão e ansiedade podem afetar diretamente nossos hábitos de higiene bucal. Um exemplo simples é que a falta de energia associada à depressão pode levar à negligência na escovação dos dentes, o que aumenta o risco de problemas dentários.

Efeitos Colaterais de Medicamentos:
Alguns efeitos colaterais de medicamentos usados para tratar transtornos mentais, como antidepressivos e antipsicóticos, podem causar boca seca. Essa sensação se dá pela quantidade insuficiente de saliva produzida, resultando no aumento do risco de cáries, doenças gengivais e até mesmo halitose.

Consequências Psicológicas das Doenças Bucais:
A dor, o desconforto e o constrangimento social associados a problemas dentários podem impactar negativamente o humor e a qualidade de vida da pessoa afetada.

Entender como nossos sentimentos afetam nossos dentes é importante para nos sentirmos bem por completo! Por isso reforçamos: cuidar dos dentes não é só escovar e usar fio dental, você deve cuidar melhor de você mesmo. E não esquece que Nosso Plano é Fazer Você Sorrir!

plugins premium WordPress
Fale com nossos especialistas