O que a diabetes causa na boca?

Já sabemos que a diabetes exige cuidados diários, mas você sabia que a saúde bucal também merece atenção redobrada? E o que a diabetes causa na boca? Níveis elevados de açúcar no sangue podem facilitar o surgimento de problemas nos dentes e gengivas.

Saiba que entender o porquê disso e como aumentar a prevenção é essencial para manter o sorriso e garantir uma vida mais saudável.

 

O que é a diabetes?

A diabetes é uma condição crônica que afeta a forma como o corpo processa a glicose (açúcar) no sangue. Pessoas com diabetes podem ter dificuldades para controlar esses níveis, o que exige uma rotina cuidadosa de alimentação, exercícios e medicamentos.

Quando o nível de açúcar no sangue fica elevado, os riscos para a saúde aumentam — e isso inclui a saúde bucal.

 

O que a diabetes causa na boca?

Com o excesso de açúcar no sangue, as bactérias na boca se proliferam mais rapidamente, causando problemas como:

 

1. Cáries

2. Halitose

3. Inflamações

4. Gengivite

5. Dificuldade na cicatrização.

 

Além disso, pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver doenças periodontais, que são infecções nas gengivas e nos ossos que sustentam os dentes. Se não tratadas, essas condições podem levar à perda dentária.

 

Cuidados diários com a saúde bucal

 

  • – Controle da glicose: manter a glicemia controlada não só melhora a saúde geral, como também reduz o risco de infecções e inflamações bucais;
  • – Higiene bucal rigorosa: escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e usar fio dental são hábitos essenciais para evitar problemas bucais;
  • – Visitas regulares ao dentista: consultas de rotina são fundamentais. O dentista pode identificar sinais precoces de problemas bucais e impedir que evoluam para complicações maiores;
  • – Alimentação equilibrada: evitar alimentos açucarados e manter uma dieta balanceada ajuda a controlar a glicose, o que, por consequência, protege os dentes e as gengivas.

 

A prevenção é o melhor caminho

 

Manter bons hábitos diários e fazer visitas regulares ao dentista são atitudes essenciais para quem convive com a diabetes. Esses cuidados não apenas protegem a saúde bucal, mas também previnem problemas mais graves que podem afetar a saúde do corpo como um todo.

 

Inclusive, segundo Dr. Marcelo, o ideal seria que todo o Cirurgião-Dentista tivesse em seu consultório um aparelho para verificar a glicemia do paciente e, em casos extremos, encaminhá-lo para atendimento médico. “O tratamento periodontal em um paciente descontrolado não responde normalmente como em um paciente controlado,” explica.

 

Afinal, a saúde começa pela boca, e prevenir é sempre melhor do que remediar!

 

 

Clique aqui e saiba mais no @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.

plugins premium WordPress
Fale com nossos especialistas