O que causa a afta?

Quem já teve uma afta sabe como uma feridinha tão pequena pode causar um incômodo gigante. Comer, escovar os dentes ou até conversar se tornam tarefas bem desconfortáveis… E o pior é que ela surge de repente, e na maioria das vezes, sem motivo aparente. Mas será que existe uma causa específica para o aparecimento das aftas? Dá para evitar? O que causa a afta? Vamos lá!

.

O que causa afta?

.

As aftas são pequenas úlceras que aparecem dentro da boca – geralmente na língua, nas bochechas, no céu da boca ou nas gengivas. Apesar do nome “úlcera” assustar, elas não são contagiosas e, na maioria dos casos, desaparecem sozinhas entre 7 e 14 dias.

.

Por serem comuns, as aftas podem ser causadas por uma série de fatores, como por exemplo:

.

  • – Machucados na boca (por escovação muito forte, mordidas “sem querer” ou uso de aparelho);
  • – Estresse emocional;
  • – Baixa imunidade ou alterações hormonais;
  • – Deficiências nutricionais (como falta de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico);
  • – Reações alérgicas (como a alimentos ou componentes de cremes dentais);
  • – Consumo de alimentos ácidos (como abacaxi, pimenta e nozes).

.

Como prevenir as aftas?

.

Embora não exista uma fórmula que acaba com os aparecimentos das aftas, algumas atitudes ajudam a diminuir a frequência como, por exemplo:

.

  1. 1. Escovar os dentes com cuidado para não ferir a mucosa;
  2. 2. Evitar alimentos muito ácidos ou muito picantes;
  3. 3. Beber bastante água para manter a boca hidratada;
  4. 4. Manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais

.

E, acredite se quiser, até reduzir o estresse (sempre que possível) entra como uma forma de prevenção.

.

A recomendação do próprio Dr. Drauzio Varella é que “para prevenir a ocorrência de aftas, a recomendação é evitar ou pelo menos reduzir os fatores desencadeantes, se possível, como trauma mecânico, estresse, hipersensibilidade e uso de medicamentos que desencadeiam o problema. Pessoas que geralmente têm aftas após o consumo de frutas cítricas como abacaxi e laranja também devem evitar o consumo desses alimentos.”

.

Estou com afta, o que fazer?

.

A maioria das aftas, que tem até 1 centímetro de diâmetro, desaparece entre sete e 14 dias. As maiores podem demorar cerca de 30 dias para sarar, mas esse tipo é bem mais raro. Em todos os casos, os tratamentos costumam focar no alívio dos sintomas de dor e envolvem:

.

  1. 1. Evitar alimentos duros, ácidos ou apimentados, que podem irritar a lesão;
  2. 2. Manter a higiene bucal com escovação suave e uso de antisséptico sem álcool;
  3. 3. Em casos mais intensos, o profissional dentista pode prescrever medicamentos como corticoides tópicos ou indicar tratamentos mais delicados como laserterapia;

.

Inclusive, uma recomendação geral é evitar receitas caseiras que não tenham comprovação científica, já que elas podem agravar a afta e, até mesmo, atrasar a cicatrização.

.

O que são as aftas?

.

Agora que você já sabe tudo que envolve esses pequenos “machucados” que aparecem do nada na boca, vale reforçar: as aftas, apesar de incômodas, geralmente não representam algo grave. São lesões benignas, que costumam cicatrizar sozinhas, mas merecem atenção quando são muito frequentes, demoram a sumir ou vêm acompanhadas de outros sintomas.

.

Nesses casos, o ideal é procurar um dentista ou até mesmo agendar uma consulta com um clínico geral pelo nosso App, para avaliar se há alguma causa sistêmica por trás. Afinal, cuidar da sua saúde bucal é também cuidar da sua saúde como um todo!

.

Clique aqui e saiba mais em @odontoliveoficial no Instagram e @odontolive no Youtube.