Você escova os dentes, passa fio dental, vai ao dentista de vez em quando… mas ainda assim sente que sua saúde bucal não está 100%? Pode ser que o problema esteja na sua alimentação! Isso porque o que você come impacta – diretamente – na sua saúde, inclusive na saúde bucal. Então, quais alimentos fazem mal aos dentes?
Essa talvez você já imagine. Refrigerantes, balas, doces, bolos, biscoitos recheados… tudo isso é combustível para as bactérias que causam cáries. Mas… por que faz mal? Faz mal porque o açúcar alimenta as bactérias que vivem na boca. Elas produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes, abrindo caminho para a cárie dentária.
E isso não quer dizer que chocolate causa cáries, viu? Você não precisa sair cortando tudo! É ‘só’ manter o equilíbrio na alimentação, evitando o consumo frequente e sempre escovando os dentes depois de comer.
Além do açúcar que as balas possuem, ainda têm um risco extra: podem quebrar dentes! Já os chicletes com açúcar grudam nos dentes e alimentam ainda mais as bactérias.
A dica aqui é preferir chicletes sem açúcar (com xilitol, por exemplo), que inclusive ajudam na produção de saliva, protegendo os dentes.
Além do açúcar, os refrigerantes (inclusive o zero açúcar) são muito ácidos. O resultado? Desgaste do esmalte dos dentes com o tempo, deixando-os mais sensíveis e vulneráveis. Ah! E isso vale também para sucos industrializados, energéticos e até o famoso limão puro ou vinagre em excesso, viu?
E de novo: não precisa cortar tudo. O ideal é, sim, diminuir o consumo ou até mesmo evitar, mas caso o consumo seja feito, evite escovar os dentes logo após beber algo ácido. Espere cerca de 30 minutos para não desgastar ainda mais o esmalte.
“Pesquisas clínicas mostram que esperar de 30 a 60 minutos causa menos danos […] Os açúcares e ácidos dos refrigerantes não demoram a danificar seus dentes. Ao adicionar cerdas de escova de dentes a essa mistura, você está efetivamente ajudando a “gravar” o esmalte dos seus dentes.”
Esses alimentos não causam cáries (diretamente), mas escurecem os dentes com o tempo. Eles mancham o esmalte dental, principalmente se consumidos com frequência e em excesso! A dica aqui, se você não vive sem, é tentar enxaguar a boca com água logo após o consumo.
Conforme publicado no UOL, “dá para evitar que essas manchas, mesmo que superficiais, fiquem visíveis. Basta ficar atento a como você está ingerindo o café e o vinho. Reter esses líquidos na boca por um tempo, por exemplo, contribui bastante para que o corante se fixe nos dentes e os sinais apareçam. No entanto essas manchas saem com a escovação, não se desespere”.
Muita gente tem o hábito de morder gelo, principalmente no calor. Mas ele pode causar microfraturas nos dentes e até quebrá-los, principalmente se já houver alguma fragilidade.
Não é sobre cortar tudo e nunca mais comer nada. Mas sim sobre equilíbrio, cuidado e prevenção. Saber o que faz mal é o primeiro passo para fazer melhores escolhas e proteger sua saúde bucal.
A dica de ouro é manter a higiene bucal em dia: escovar os dentes (inclusive a língua), usar fio dental, visitar o dentista com frequência e ter um Plano Odonto.
Assim, mesmo que escorregue na alimentação de vez em quando, você pode contar com um cuidado constante, sem sustos no orçamento e com saúde bucal de verdade!